Calvin e seus Amigos

Calvin e seus Amigos
O assunto merece uma atenção especial

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TP -2 - Unidade 07



A ARTE: FORMAS E FUNÇÃO

Seção 01: Arte e cotidiano
Seção 02: A arte: classificação e características
Seção 03: As funções da arte

Desde muito tempo os estudiosos e artistas tentam conceituar a arte e definir qual é o verdadeiro papel que ela exerce em nossas vidas. Como a arte é cultura, é uma construção histórica, a forma de expressar-se por meio dela e de percebê-la sofre alterações de acordo com o tempo e os lugares.
Nós temos bons registros de como a arte tem exercido uma função relevante na crítica social, emocional e intelectual do ser humano. O filme O carteiro e o poeta trata de maneira exuberante o papel que a arte tem na vida das pessoas. Estamos tão cercados de manifestações artísticas no nosso cotidiano que parece natural e não damos conta da sua força e proximidade com nossa formação humana. Claro que temos as nossas preferências e talvez sejam elas quem nos atrai mais. A música, a dança, o teatro, arquitetura, a escultura, a pintura, em fim, arte por todos os cantos. Mas como classificá-las? Como definir características?
Hoje em dia as formas de manifestação artística são diversas, muito numerosas e definí-las não é uma tarefa fácil. Desde que o homem existe, ele procura explicar o mundo e sua existência. Os homens primitivos, ao fazer desenhos nas paredes das cavernas, procuravam desvendar os mistérios da natureza e atuar sobre elas. A busca pela explicação acompanha o homem até hoje e ao nos aproximarmos de uma obra de arte, queremos encontrar na fala de um outro que consideramos especial uma sintonia que nos permita refletir sobre o mundo e entender nosso lugar nele.
As principais características da arte são: a fantasia, a interpretação da realidade, a conotação e a paixão pela forma que está relacionada à atenção precisa que se dar à leitura da obra. Pela forma o artista faz uso de recursos formais para desestabilizar o leitor, criar um estranhamento, uma ruptura, que obrigue o fruidor a estar ligado ao convite feito.
Assim, a arte apresenta funções na vida da humanidade. Muitos teóricos e artistas insistem em dizer que a arte não serve para nada - e nisso reside sua importância e sua função. A arte é um convite à [re] interpretação do mundo, ao procurar expressar-se, o artista convida o próprio leitor a desvendar o mundo e isso já é considerada uma função qualificada da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário