Apesar de fortemente ligada à escola, a literatura parece mal colocada no contexto escolar: os professores se sentem frustrados porque não conseguem fazer os alunos gostarem de ler. Por outro lado, apesar de valorizarem a literatura, não encontram tempo suficiente para desfrutar o texto literário com seus alunos. Como resolver essas dificuldades?
É provável que o nó da questão seja a mistura de dois objetivos:ensinar português e ensinar a gostar de ler. Tem que se saber separá-los para conseguir somar resultados.
Por várias vezes falamos da função social da língua escrita, lembando a importância de que os alunos entendam para que servem os textos e aprendam a utilizá-los.Vamos abordar agora um tipo de leitura essencialmente ligada à experiência afetiva. Vamos falar do texto literário como objeto de lazer - essa é a sua função social e é assim que os alunos devem reconhecê-lo para desfrutá-lo.
Literatura é arte - arte da palavra. Ao lado de outras artes, deve fazer parte da experiência escolar pela sua importância na formação dos alunos.Como arte, a literatura reflete a vida e ajuda a compreender a diversidade da experiência humana. Seria essa a justificativa principal para a sua presença na escola, sendo indiscutível, evidentemente, a sua importância no ensino da língua.
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