Como grande parte dos leitores deste blog são professores, pais ou adultos interessados em temas educacionais e culturais, hoje transcrevo um trecho sobre o ensino da língua portuguesa através da poesia. O texto é de Teresa Guedes, que encontrei na internet e achei bastante relevante para o que este espaço tem aos poucos se tornado: ponto de assistência aqueles que gostariam de ilustrar suas aulas com material além daquele encontrado nos livros didáticos. Teresa Guedes escreveu muitos livros. Sua preocupação foi por muito tempo reconciliar o ensino da língua com uma apreciação da poesia. Pelas notas que mais tarde vim a ler publicadas com explanação do livro da autora: Poetas difíceis: um mito, Editorial Caminho: 2002, Lisboa, série Caminho da Educação, nº 10:2002, [ISBN: 972-21-1508 - 1] temos uma boa ideia sobre a maneira de ensino advogado por ela. Copio aqui as informações e os exemplos, pois os achei interessantes, e nos ajudam a perder aquele medo que às vezes temos de sair de um projeto já traçado e conhecido para um rumo diferente, que talvez até possa trazer maiores benefícios.
Das obras da autora, que têm subjacente a temática da Poesia, será de referir que esta se diferencia pelo fato de incidir nos receios e rejeições de educadores em relação a poetas específicos, rotulados de inacessíveis para os alunos.
É necessário que os professores deixem de catalogar os poetas como "fáceis" ou "difíceis" e reconheçam em vez disso, que há tarefas simples ou complicadas a partir de um poema. Um autor pode apresentar vários poemas que oscilem entre a complexidade e a simplicidade.
Optou-se por uma metodologia que agrupou vários poemas do mesmo autor, para que fossem visíveis esses combinantes. Recorreu-se, por um lado, a uma simplificação de atividades quando existiam poemas mais densos e, por outro, a uma organização de tarefas mais elaboradas, para poemas mais transparentes. Desvanece-se, assim, a ideia de que há poesia específica para os mais novos.
Raramente os jovens tomam a iniciativa de procurar livros de Poesia.Daí que a escola tenha responsabilidade em proporcionar uma significativa amostragem de poetas. Isto não quer dizer que educadores e alunos tenham de aderir a todos eles incondiconalmente, mas podem sim, através de muitos poetas, refletir sobre si próprios e sobre a singularidade e universalidade da Poesia.
Maria Teresa Fernandes Costa Guedes (1957 - 2007) licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras do Perto; foi professora efetiva do 2º ciclo do ensino básico em escolas públicas de Vila Nova de Gaia, onde vivia, e dedicou-se à dinamização de oficinas de escrita criativa, para docentes e alunos.Desde a sua estreia em livro, publicou três títulos de poesia para jovens (Em Branco, 2002; Real...mente, 2005; e Tu Escolhes, 2007) e diversas obras de incentivo à escrita de intenção literária em contexto educativo. Escrevia versos, contos crônicas.
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