Calvin e seus Amigos

Calvin e seus Amigos
O assunto merece uma atenção especial

sábado, 7 de novembro de 2009

Dica: Estudando Literatura para o Vestibular


Gostar de ler e dominar as leituras obrigatórias propostas pela universidade em que pretende fazer vestibular pode não ser o suficiente para o candidato conquistar uma boa nota nas provas de literatura. Além de conhecer enredos e personagens, também é preciso ficar atento à história da produção literária e às características dos autores e movimentos mais relevantes, que normalmente são tema de questões nas provas das principais universidades.

Cinco temas que não podem faltar na prova de literatura:

1. Romantismo: Vale a pena lembrar as diferentes possibilidades que a poesia romântica apresenta, partindo da temática indianista [Gonçalves Dias], passando pelo tédio [Álvares de Azevedo], indo às questões sociais, como a escravidão [Castro Alves]

2. Machado de Assis: Não esqueça que as obras de maior destaque do autor surgem a partir da década de 1880, momento em que ele aprofunda a análise psicológica de seus personagens e apresenta inovações estruturais [memórias Póstumas de Brás Cubas é o melhor exemplo] tanto nos romances como nos contos.

3. Pré-Modernismo: Vários autores do início do século XX não se enquadravam nas escolas vigentes, sendo chamados de "pré-modernos" [termo surgido bem mais tarde para defini-los]. Deste momento, é preciso uma atenção especial às obras de Lima Barreto, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha.

4. Romance de 30: Fique atento ao fato de que a literatura dessa época apresenta uma visão voltada para as questões sociais; tendo destaque as obras de Graciliano Ramos [principalmente com os romances São Bernardo e Vidas Secas] e Jorge Amado [que tem romances marcantes, como Terras do Sem Fim e Dona Flor e Seus Dois Maridos].

5. Poesia Moderna: Tenha em mente os principais temas explorados e tente analisar previamente alguns poemas cruciais de poetas como Carlos Drummond de Andrade [Poema de sete faces e Áporo, por exemplo] Vinicius de Moraes [Soneto de Fidelidade e Soneto de Separação] e Manuel Bandeira [Pneumotórax e Vou-me Embora pra Pasárgada]

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário