Calvin e seus Amigos

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O assunto merece uma atenção especial

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Relatório da Aplicação da Prova Dignóstica



Segundo o Dicionário Prático da Língua Portuguesa, Melhoramentos, DIAGNOSTICAR significa fazer o diagnóstico de.
Levando em conta que, ao aplicar uma atividade diagnóstica numa turma de alunos, o professor deseja, a partir dessa ação, concretizar resultados e aprimorar a prática. Realizar essa prova com os aluno do nono ano, turma A do Colégio Municipal Firmino Ferreira Sampaio Neto, foi uma tarefa que levantou alguns questionamentos e inquietações que talvez não estivessem tão visíveis.
Insistentemente temos monitorado nossos planejamentos no ensino da língua materna de maneira que conduza o aluno à reflexão do seu aprendizado e função social daquilo que ele tem aprendido. Estamos, aos poucos desvinculando esses saberes daquelas aulas de gramática, de regras e de exceções. A diversidade textual inserida nas aulas de Língua Portuguesa tem proporcionado aos ambientes de estudo uma conquista considerável de que aprender português é muito melhor e mais fácil do que tem sido apresentado pelas escolas e por alguns professores.
Embora todas essas questões sejam relevantes e reais nos espaços de aprendizagem, ainda nos deparamos com ideias tradicionais e sem reflexão estabelecidas não somente pelos professores, mas também pelos alunos.
A avaliação dignóstica de Língua Portuguesa elaborada pelo Gestar II, traz questões de leitura e interpretação textual, de reflexão da língua, que avançam os estudos gramaticais, porém se aproximam do conceito de ensino que tem sido desenvolvido no novo formato de aprendizagem.
Uma avaliação de 25 questões que exigem do aluno um cuidado lógico no entendimento, no jogo dos textos, na compreensão das informações e das ideias. Uma atividade muito bem elaborada, criativa e de rica oportunidade para o aluno colocar em prática o que vem sendo conquistado e discutido nos ambientes de estudo dos professores. Porém, como experiência real, infelizmente o nosso parecer não apresenta esses aspectos.
Entramos na sala com um clima de conquista, esclarecemos para os alunos que o momento não se tratava de uma prova para aquisição de notas, de aprovação ou reprovação, de que um é melhor e o outro é pior, mas construimos um ambiente de absorção, de ponderação daquilo que já conquistamos. Delimitamos um tempo para que a proposta fosse executada com paciência e esclarecemos que o nosso objetivo é penas de concretizarmos nossos caminhos trilhados, o que já adquirimos durante toda nossa caminhada. Ainda assim, a turma não compreendeu com precisão nosso anseio e após o tempo mínimo de tolerância, 90% entregou a avaliação e com o resultado constatamos que os alunos não absorveram totalmente a nossa intenção.
Os resultados poderiam ser muito melhores e conhecendo a turma como conhecemos, com toda a tranquilidade do trabalho que vem sendo desenvolvido e das tarefas aplicadas a partir do Gestar, sabemos que esses resultados poderiam ser muito melhores e que os alunos têm muito mais a oferecer.
Gostaria de fazer uma referência à aluno Maene, que acertou 20 das 25 questões. Maene é uma aluna aplicada, estudiosa e bastante envolvida na proposta de reflexão da língua materna. O nosso anseio é que ela se torne um exemplo para que novos resultados sejam apresentados e que os demais colegas consigam internizar a concepção de que o conhecimento é a única coisa que melhor modifica o homem e melhor lhe assegura em toda e qualquer situação de vida.

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