Calvin e seus Amigos

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domingo, 8 de novembro de 2009

O Lugar da Literatura na Escola - Parte II

Leitura em voz alta
O gosto pela leitura é passado às crianças pelos adultos. Uma das melhores formas de tornar as crianças interessadas em livros é ler para elas, frequentemente, com muita sensibilidade e prazer.
Não importa a idade dos alunos; a leitura em voz alta realizada pelo professor é sempre recomendável. Primeiro, porque os alunos podem conhecer textos adequados ao seu nível de compreensão, mas que seriam ainda de difícil leitura para eles; segundo, porque o professor pode demonstrar as chaves de uma boa leitura - fluência, entonação, expressividade, o que certamente ajuda a compreender e sentir o texto.
A leitura em voz alta tem que se preparada. O professor precisa estar ciente de que vai ser o intérprete do texto.
Um bom texto interpretado tem poderes mágicos: pode transporta o leitor-ouvinte para outros lugares, outras épocas, fazê-lo voltar no tempo ou projetar-se para o futuro, vivendo com os personagens os mais diferentes sentimentos e emoções. Isso faz bem emocionalmente, ajuda a compreender a si mesmo e a própria realidade. Além do mais, pode intensificar o interesse dos alunos por leitura, tornando-os mais ousados, fazendo-os buscar outras leituras semelhantes.
Outra vantagem dessa prática é fazer os alunos entenderem a função da leitura em voz alta - o que significa ler em público, quais as expectativas dos ouvintes em relação ao leitor e em que situações sociais se lê em voz alta.
Na escola, o professor lê em voz alta, frequentemente, em situações sociais funcionais. Fora da escola lê-se pouco em voz alta; não é um tipo de leitura necessária no dia-a-dia. Mas, nas situações em que se usa a leitura em voz alta, espera-se que ela seja bem feita. Vale a pena citar como exemplo os apresentadores de jornais de rádio e TV.
Quando os alunos leem em voz alta na escola, é importante que função dessa leitura esteja claramente definida: deve haver um público interessado e o leitor deve desempenhar muito bem o seu papel. São muito válidas as atividades do tipo receitas, jograis, sessões de leitura de contos, crônicas, etc. Para preparar as apresentações, os alunos acabam fazendo muita releituras e, com isso, melhoram o ritmo. Além disso, essas atividades são oportunidades muito ricas para torná-los desinibidos e desenvoltos.

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