Calvin e seus Amigos

Calvin e seus Amigos
O assunto merece uma atenção especial

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Na prática...


Atividades simples podem ajudar a desenvolver a interpretação e a compreensão de textos


- Todas as séries, vá além dos livros didáticos. Coloque os alunos em contato com diferentes tipos de texto para que eles entendam que a leitura não se limite ao aprendizado da gramática e à decodificação das palavras. isso amplia a visão de mundo da criança.


- Mostre a importância da leitura na vida dos alunos, se ela serve para ler as notícias, compreender mensagens, ou seja, dê ao aluno a oportunidade de entender o que é a leitura e o espaço que ela ocupa na vida dele.


- Avalie o conhecimento prévio dos alunos em relação ao texto estudado. Também explique o objetivo do texto proposto [informativo, descritivo, etc].


- Explique que a leitura de um mesmo texto pode ter mais de um objetivo: comparação com outro; procurando saber o que o autor quis dizer; buscando saber o que o professor quer que o aluno compreenda; ou procurando uma multiplicidade de sentidos.


- Conhecimento da língua: avalie se o texto possui recursos linguísticos conhecidos dos alunos e explique os termos que podem gerar dúvidas.


- Conhecimento social: avalie se o texto possui informações do universo dos alunos e, se for necessário, fale sobre as referência históricas, geográficas, mitológicas e literárias.


- Conhecimento histórico: avalie se os alunos conhecem as circunstâncias históricas em que o texto foi produzido.


- Incentive o hábito de ler. Mostre para seus alunos que a leitura é um prazer e não um dever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário