> Os círculos de Leitura se constituem em atividades desenvolvidas em momentos específicos de vicências de leituras pelos professores, na escola e/ou outros espaços, utilizando diferentes suportes textuais.
Objetivo
> Aproximar os professores das diferentes linguagens, viabilizando um espaço para o diálogo com a literatura, o cinema, a música e a pintura.
Metodologia
> Sentados em círculos, os alunos, sob a orientação de um mediador, deverão ler um texto lliterário, assistir a um filme, ouvir uma música ou apreciar uma pintura. No caso de um texto literário, todos deverão ter a cópia para acompanhar a leitura. Após a leitura expressiva do mediador, abre-se para os comentários. Em se tratando do filme, da música ou da pintura segue-se o mesmo procedimento. Para que esta atividade seja bastante produtiva o mediador deve estar preparado para instigar um aprofundamento das leituras das diversas linguagens.
> Os círculos poderão ser trabalhados a partir de diferentes estímulos, a exemplo de temas tratados por diferentes autores: a viagem, o amor, a vida/morte, a memória, a solidão, a infância, dentre outros.
> A escola da temática é que vai definir a seleção do acervo. A depender do motivo poder-se-á estabelecer um percurso pela tradição clássica literária até a contemporaneidade, ma perspectiva de compreender as marcas intertextuais nas obras a serem estudadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário