Calvin e seus Amigos

Calvin e seus Amigos
O assunto merece uma atenção especial

sábado, 9 de janeiro de 2010

Bullyinng: é preciso levar a sério



Esse tipo de violência tem sido cada vez mais noticiado e precisa de educadores atentos para evitarem consequências desastrosas.
Andréia Barros [novaescola@atleitor.com.br], de João Pessoa PB
Entre os tantos desafios da escola, está posto mais um - o bullying escolar. O termo, sem tradução exata para o português, tem sido cada vez mais reportado. É um tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ocorre repetidamente e intencionalmente e ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.
"Ninguém sabe como agir. As escolas geralmente se omitem. Os pais são sabem lidar corretamente, as vítimas e as testemunham se calam. O grande desafio é convocar todos para trabalhar no incentivo a uma cultura de paz e respeito às diferenças." Setencia a promotora Soraya Escorel, membro da comissão organizadora do I Seminário paraibano sobre Bullying Escolar.
Esse termo não tem coorespondente em português. Em inglês refere-se à atitude de um bully (valentão). Objeto de estudo pela primeira vez na Noruega, o bullying é utilizado para descrever atos de violência conota alguém em desvantagem de poder, sem motivação aparente e que causa dor e humilhação a quem sofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário