Ao trabalhar uma dinâmica em sala de aula, o professor deverá levar em consideração alguns aspectos importantes para o seu desenvolvimento:
1. Qual a proposta? Trabalhar a dinâmica com algum direcionamento específico, de forma que a atividade não ganhe uma característica de "matar o tempo" e sim de um momento prazeroso de aprendizagem.
2. Qual o objetivo? Pensar no que se espera com aquela dinâmica, o que ela oferece de significativo para o processo ensino-aprendizagem.
3. Qual ensinamento? É bom pensar numa dinâmica que cause reflexão, melhoria no comportamento, mudança de atitude e opinião.
ORQUESTRA - a dinâmica que apresentamos a seguir, conduz à turma a uma reflexão acerca das diferenças de habilidades e potenciais que cada um tem, levando em conta o respeito e aceitação do individualismo trabalhando o coletivo.
Número de participantes: todos do grupo
Material necessário: recurso humano
Desenvolvimento:
O professor organiza um círculo e dispõe todos os participante sentados.
O professor orienta os participantes, de forma individual, a desenvolverem uma função. Assim, alguns devem lavar, outros tocam tambor, outros dançam, desenham, tocam flauta, etc (é só usar a imaginação).
Aprendemos com isso que cada um de nós fazemos uma atividade diferente, ou a mesma de maneira diferente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário