Calvin e seus Amigos

Calvin e seus Amigos
O assunto merece uma atenção especial

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Resumo do TP1 - Unidade III

Unidade III - O texto como centro das experiências no ensino da língua
Seção 01: Afinal, o que é texto?
O conceito de texto foi sendo modificado a longas décadas, uma vez que era definido de maneira que não se passava meramente de uma produção escrita ou uma unidade da comunicação entre o escritor e o leitor. Com os mais variados meios de pesquisa e possibilidades de estudos, chegamos ao século 21 com um novo conceito de texto, compreendendo-o como toda e qualquer unidade de informação. Vale ressaltar que essa unidade de informação pode ser oral ou escrita, literária e não-literária, verbal e não verbal.
Os textos surgem, em seu contexto, como o veículo das interações humanas que aparecem tanto na linguagem oral quanto na linguagem escrita.
Seção 02: Por que trabalhar com textos
O professor de Língua Portuguesa ou de outra área qualquer do conhecimento, preocupado com o acesso dos alunos aos mais variados gêneros textuais, conduz à sala de aula uma diversidade textual, levando em contas a ideia de que o texto é a realização da linguagem e da língua, responsáveis pela interação.
Partindo desse pressuposto, cabe ao professor ter claro para si que o texto deverá ser a base de todas as atividades da linguagem, desenvolvida nas quatro fases: ouvir, falar, ler e escrever, bem como no desenvolvimento de contéúdo de análise linguística, o texto deve ser acionado com o propósito de que nenhuma classificação seja feita sem um contexto que é portado pelo texto.
Seção 03: Os pactos de leitura
Ao construir um texto, o locutor estabelece algumas intenções e condições que abarcam os conhecimentos, as emoções, as expectativas e aptidões, bem como a relação com o seu interlocutor. Ao decidir a produção de um determinado tipo de texto, o autor leva em consideração, ou pelo menos deveria levar, o seu interlocutor, o momento vivido e mais, o material que caracteriza o texto: o papel, o jornal, revista, cartaz, livros e outros.
Essa preocupação que há do autor para aproximar o texto do leitor é o que chamamos de leitura que se forma a partir dos diversos objetivos estabelecidos diante da escolha do otexto a ser lido.
Outro aspecto relevante da perspectiva do leitor é o conhecimento prévio. Ele cria determinadas expectativas diante de cada texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário