Calvin e seus Amigos

Calvin e seus Amigos
O assunto merece uma atenção especial

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Resumo do TP1 - Unidade II

Unidade II - Variantes linguísticas: desfazendo equívocos
Seção 01: A norma culta
A norma culta da língua não pode ser vista como um dialeto melhor que os outros, cada dialeto tem a sua respectiva função de acordo com o ambiente e o usuário. Ela se tornou a norma-padrão, usada principalmente na produção de documentos oficiais, em algumas literaturas e nos registros da imprensa, porém aprendê-la é ter mais uma opção do uso da língua. É a variante mais usada na escola com o objetivo de ajudar o aluno a ampliar suas competências linguísticas.
Seção 02: O texto literário
Numa linguagem literária a característica que mais a evidencia está relacionada à liberdade no uso das variantes da língua. O uso dos clichês ou chavões é uma prática permitida na literatura, uma vez que a produção vai depender do ambiente e da interação. Tanto a norma culta quanto outras variantes, os dialetos formal e informal caracterizam com eficácia o texto literário.
Seção 03: Modalidades da língua
As produções textuais, geralmente se dão a partir das interações verbais, por essa razão, a oralidade e a escrita se definem como as duas modalidades da língua.
A modalidade oral é a nossa língua natural. Quando afirmamos que determinado indivíduo apresenta aptidão natural para o uso da língua, estamos nos referindo à oralidade;
A modalidade escrita é a modalidade artificial da língua, uma vez que não nascemos sabendo escrever, é um processo adquirido de acordo às fases do crescimento humano. Escrever nós aprendemos com o tempo. A escola deve se apropriar das duas modalidades, afinal, ler e escrever devem ser atividades constantes no ambiente de aprendizagem escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário