Calvin e seus Amigos

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O assunto merece uma atenção especial

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Relatório de Experiência





REDE MUNICIPAL DE ENSINO

GESTAR II – Programa Gestão Da Aprendizagem Escolar
Língua Portuguesa – 2009
Professora Formadora – Jaciene Lima Paulo
Professora Cursista – Eletice Gomes Belas


RELATO DE EXPERIÊNCIA

A prática profissional do educador que se importa de maneira direcionada com o processo ensino-aprendizagem do aluno tem se tornado cada vez mais exigente, mais cuidadosa. É necessário definir metas, construir objetivos, mas verificar constantemente se esses planos estão sendo alcançados, se as ações seguem um percurso satisfatório.

Aplicar a indicação de atividade da seção Avançando na prática página 172 da TP3 foi uma oportunidade de reflexão e de observação de algumas técnicas comuns em nosso cotidiano e que nem mesmo percebemos. Como diz Caetano Veloso: “Todo dia ele faz tudo sempre igual, me sacode às seis horas da manhã e sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã”.

Nem percebemos, mas na maioria das vezes, somos mesmo pontuais e generosos, porém, as nossas aulas que poderiam ser a cada dia um novo encontro, uma nova oportunidade, um novo espaço de troca, se tornam esse Cotidiano tão bem descrito pelo ilustre cantor brasileiro.

A atividade escolhida nos orienta numa proposta de produção textual a partir da transposição de gênero, na qual é dada aos alunos três opções para uma escolha de temas de onde partirá a produção. Concluído o texto ele é analisado a partir de três questionamentos. A atividade foi desenvolvida com os alunos agrupados em trio, onde puderam escolher o tema e juntos elaborarem o texto, em seguida, num grupo único realizamos a análise coletiva.

Destaque durante a aplicação da atividade, considerando a prática do aluno
Aspectos facilitadores: boa exposição da proposta, fácil entendimento dos objetivos e compreensão de transposição de gênero.
Dificuldades: desenvolver a criatividade, se desprender do real para o imaginário, formatar a transposição dos elementos presentes no gênero específico.
Destaque durante a aplicação da atividade, considerando a prática do professor
Foi complexo compreender o que mesmo os questionamentos queriam propor. Por exemplo: a questão três aborda o seguinte: Que efeitos de sentido o autor consegue levar ao leitor com esse formato de gênero “transportado” de outro gênero? Sentimos dificuldade de definir com precisão o que esse enunciado deseja, e interpretamos levando em conta – o que desejamos que nosso texto alcance em nosso leitor? Ainda assim não tivemos convicção de que era mesmo esse o objetivo da questão.

Mas vale considerar que foram produzidos textos bem interessantes e criativos, mesmo com aqueles casos que exigiram uma atenção maior quanto o entendimento do que estava sendo esperado.

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