GESTAR II
Programa Gestão Da Aprendizagem Escolar
Língua Portuguesa – 2009
Professora Formadora – Jaciene Lima Paulo
Professora Cursista – Eletice Gomes Belas
Programa Gestão Da Aprendizagem Escolar
Língua Portuguesa – 2009
Professora Formadora – Jaciene Lima Paulo
Professora Cursista – Eletice Gomes Belas
SÍNTESE DOS ESTUDOS DA UNIDADE 12
Seção 1
Gêneros textuais e sequências tipológicas
Sequências tipológicas se classificam pela predominância da mescla de tipos textuais.
Sequências tipológicas se classificam pela predominância da mescla de tipos textuais.
Os gêneros textuais são definidos pela situação sociocomunicativa.
Plano composicional é a organização linguística de um texto e o conjunto de estruturas linguísticas que são utilizadas para compor o texto.
Seção 2
Sequências tipológicas em gêneros textuais
Ligadas às escolhas de vocabulário e estruturas gramaticais.
Ligadas às escolhas de vocabulário e estruturas gramaticais.
Predomina as escolhas lexicais e sintáticas, no nível de formalidade e organização espacial do texto.
Podem ser: Injuntiva, narrativa, expositiva, descritiva e argumentativa
Nem todos os tipos se realizam em todos os gêneros, e nenhum gênero realiza apenas um tipo textual.
Nem todos os tipos se realizam em todos os gêneros, e nenhum gênero realiza apenas um tipo textual.
Seção 3
A intertextualidade entre gêneros textuais
A mescla que acontece entre as sequências tipológicas também acontece entre gêneros.
Os gêneros textuais têm a capacidade de adaptação a toda e qualquer situação sociocomunicativa.
Características de um gênero pode ser transportadas para outro. É essa maleabilidades que chamamos de intertextualidade entre gênero
Nenhum comentário:
Postar um comentário