Enquanto a charge transmite sua mensagem, em geral, em uma única imagem, as histórias em quadrinhos (HQs) são uma arte sequêncial, desenhos em sequência que narram uma história. A charge costuma ter conteúdo humorístico. As histórias em quadrinhos podem ou não ter o humor como efeito de sentido.
Na arte sequencial, a comunicação se faz por meio de imagens identificadas pelo emissor e pelo receptor. Para "ler" uma história em quadrinhos, é preciso interpretar imagens, relacioná-las com as palavras e perceber sequências de causa e efeito.
As histórias em quadrinhos em geral envolvem várias técnicas narrativas através de dois canais: imagem e texto. Para compreender a mensagem, o leitor precisa relacionar os elementos de imagem (icônicos) com os de texto (linguísticos).
O diálogo na HQ é apresentado na forma direta; no entanto, não é transcrito do mesmo modo que, por exemplo, o diálogo em contos ou peças teatrais. As falas são indicadas por meio de balões, estabelecendo-se uma comunicação mais imediata entre as personagens e o leitor, já que o texto é incorporado à imagem.
Conheça alguns elementos comuns nas histórias em quadrinhos:
Localização dos balões: indica a ordem que se sucedem as falas (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Contorno dos balões: varia conforme o desenhista; no entando, alguns são comuns, como os que apresentam linha contínua (fala pronunciada, em tom normal); linhas interrompidas (fala sussurrada); ziguezague (um grito, uma fala de personagem falando alto, ou som de rádio ou televisão).
Onomatopéias e sinais de pontuação: reforçam sentimentos e expressam a intensidade da voz da personagem.
Na arte sequencial, a comunicação se faz por meio de imagens identificadas pelo emissor e pelo receptor. Para "ler" uma história em quadrinhos, é preciso interpretar imagens, relacioná-las com as palavras e perceber sequências de causa e efeito.
As histórias em quadrinhos em geral envolvem várias técnicas narrativas através de dois canais: imagem e texto. Para compreender a mensagem, o leitor precisa relacionar os elementos de imagem (icônicos) com os de texto (linguísticos).
O diálogo na HQ é apresentado na forma direta; no entanto, não é transcrito do mesmo modo que, por exemplo, o diálogo em contos ou peças teatrais. As falas são indicadas por meio de balões, estabelecendo-se uma comunicação mais imediata entre as personagens e o leitor, já que o texto é incorporado à imagem.
Conheça alguns elementos comuns nas histórias em quadrinhos:
Localização dos balões: indica a ordem que se sucedem as falas (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Contorno dos balões: varia conforme o desenhista; no entando, alguns são comuns, como os que apresentam linha contínua (fala pronunciada, em tom normal); linhas interrompidas (fala sussurrada); ziguezague (um grito, uma fala de personagem falando alto, ou som de rádio ou televisão).
Onomatopéias e sinais de pontuação: reforçam sentimentos e expressam a intensidade da voz da personagem.
Como fazer um balão de história em quadrinhos com sons de rádio ou TV?
ResponderExcluir