Calvin e seus Amigos

Calvin e seus Amigos
O assunto merece uma atenção especial

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Produção textual




Uma produção de uma aluna de 3º Ano

NOTA: O texto foi transcrito como no original, sem nenhuma alteração.








Um grande susto


Era uma vez eu estava na minha casa sozinha de repente bateu na porta e eu perguntei:
- Quem é
E ninguém respondia.
Eu perguntei denovo
- Quem é
E ningúem respondia.
Eu fui a conzinha ver quem era eu pensei que era mamãe perguntei perguntei e ningúem respondia.
Ai eu olhei pelo buraco da porta e não vi ninguem ai resolvi abrir e quando eu abri apareceu um homem com um lençou branco e eu levei um susto tão grande eu puxei o lençou era o meu primo e eu falei:
- Você quase me matou de susto e ele disse:
- Você pensou que era um fantasma ?

Joelma, 2ª Série, Embu das Artes, SP, 1992
Não seria nada surpreendente se uma professora de Língua Portuguesa entregasse esse texto aos seus alunos e pedisse que eles marcassem as palavras que foram escritas erradas segundo a norma culta, ou ainda que fizessem a pontuação como foi ensinado. Porém mais do que marcar uma correção, aspectos muito mais importantes podem ser trabalhados com esse texto. Vejamos algumas sugestões:
I. Expressão Oral:
1. O que essa aluna já domina na produção textual?
2. Quais aspectos relevantes para o sentido do texto ela apresenta em sua produção?
II. Interferência Textual:
1. Na sua opinião, que tipo de texto Joelma escreveu? Explique.
2. Você acha que o título criado por ela é adequando ao conteúdo do texto? Por quê?
3. Você acha que a aluna consegue criar um "clima", uma situação de tensão e de medo na narrativa? Justifique.
III. Atividade de Escrita:
1. Agora é o momento do professor, com a contribuição da classe, desenvolver o aspecto gramatical do texto, levando em conta a ortografia e a pontuação; o que chamamos de coesão.









Nenhum comentário:

Postar um comentário