Uma produção de uma aluna de 3º Ano
NOTA: O texto foi transcrito como no original, sem nenhuma alteração.
Um grande susto
Era uma vez eu estava na minha casa sozinha de repente bateu na porta e eu perguntei:
- Quem é
E ninguém respondia.
Eu perguntei denovo
- Quem é
E ningúem respondia.
Eu fui a conzinha ver quem era eu pensei que era mamãe perguntei perguntei e ningúem respondia.
Ai eu olhei pelo buraco da porta e não vi ninguem ai resolvi abrir e quando eu abri apareceu um homem com um lençou branco e eu levei um susto tão grande eu puxei o lençou era o meu primo e eu falei:
- Você quase me matou de susto e ele disse:
- Você pensou que era um fantasma né?
Joelma, 2ª Série, Embu das Artes, SP, 1992
Um grande susto
Era uma vez eu estava na minha casa sozinha de repente bateu na porta e eu perguntei:
- Quem é
E ninguém respondia.
Eu perguntei denovo
- Quem é
E ningúem respondia.
Eu fui a conzinha ver quem era eu pensei que era mamãe perguntei perguntei e ningúem respondia.
Ai eu olhei pelo buraco da porta e não vi ninguem ai resolvi abrir e quando eu abri apareceu um homem com um lençou branco e eu levei um susto tão grande eu puxei o lençou era o meu primo e eu falei:
- Você quase me matou de susto e ele disse:
- Você pensou que era um fantasma né?
Joelma, 2ª Série, Embu das Artes, SP, 1992
Não seria nada surpreendente se uma professora de Língua Portuguesa entregasse esse texto aos seus alunos e pedisse que eles marcassem as palavras que foram escritas erradas segundo a norma culta, ou ainda que fizessem a pontuação como foi ensinado. Porém mais do que marcar uma correção, aspectos muito mais importantes podem ser trabalhados com esse texto. Vejamos algumas sugestões:
I. Expressão Oral:
1. O que essa aluna já domina na produção textual?
2. Quais aspectos relevantes para o sentido do texto ela apresenta em sua produção?
II. Interferência Textual:
1. Na sua opinião, que tipo de texto Joelma escreveu? Explique.
2. Você acha que o título criado por ela é adequando ao conteúdo do texto? Por quê?
3. Você acha que a aluna consegue criar um "clima", uma situação de tensão e de medo na narrativa? Justifique.
III. Atividade de Escrita:
1. Agora é o momento do professor, com a contribuição da classe, desenvolver o aspecto gramatical do texto, levando em conta a ortografia e a pontuação; o que chamamos de coesão.
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