Calvin e seus Amigos

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O assunto merece uma atenção especial

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Atividade de Estudos



Unidade 14: O processo da leitura

Seção 1: Onde está o significado do texto?
Seção 2: Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto
Seção 3: Conhecimentos prévios interferem na produção de significados do texto

Conhecimento prévio como instrumento interventor do processo de leitura
O texto como centro das experiências no ensino e aprendizagem da língua
Leitura como produção de significados

Seção 1: Onde está o significado do texto?
* A concepção de que o significado do estava essencial e completamente nele mesmo, independente do leitor e das condições da leitura, trazia implicações importantes para a sala de aula, em qualquer situação de ensino e aprendizagem com textos.
* Os dados decodificados precisam ser compreendidos, quer dizer, devem criar um significado.
* A compreensão de um texto está condicionada pelo contexto social e cultural do sujeito.
Seção 2: Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto
* Em muitos momentos o texto literário é fonte de estudo e pesquisa.
* O ponto central da leitura: os seus objetivos. Os objetivos da leitura é quem define não só a procura do texto a ser lido como também os procedimentos de leitura e compreensão dele.
* A escola precisa resolver uma questão fundamental: é a dos objetivos de leitura dos alunos. * Tornar a leitura verdadeiramente significativa implica criar nos alunos motivos para ler, ou, em outras palavras, ajudá-los a ter necessidade de ler.

Seção 3: Conhecimentos prévios interferem na produção de significados do texto
* Os valores que carregamos como resultados das diferentes aprendizagens surgidas das experiências constituem todos os nossos gostos, aversões, crenças, opiniões, princípios ideológicos e áticos. Tudo isso entra em cena, quando estamos lendo, e é fator determinante na nossa opção de começar e de continuar lendo ou não um texto, assim como na produção de seu significado para nós.
* Como um ato de vontade própria, o leitor afasta-se ou se aproxima de um texto em função de seus conhecimentos prévios.
* Os bons professores de todas as épocas intuitivamente procuravam ativar o conhecimento de seus alunos, tentando dosar o já sabido e o novo no seu trabalho de ensinar.
* O que o professor pensa sobre a escrita da criança e sobre sua forma de pensar o mundo tem repercussão no seu modo de compreender e reagir ao texto.

Unidade 15: Mergulho no texto
Seção 1: Por que e para que perguntar
Seção 2: Como chegar à estrutura do texto
Seção 3: Quando queremos aprender

As campanhas de promoção da leitura sempre apresentam a ideia de que “leitura é prazer”, ou “viagem”, ou “mágica”. De certo modo, fica escondido um dado importantíssimo do ato de ler: a leitura implica esforço, aprendizagem sempre muito fácil, disposição. Afinal, ler e escrever são experiências conquistadas pelo trabalho.
Seja qual for a forma de entender a leitura, não podemos deixar de considerar que ela é sempre um meio. Lemos sempre para alguma coisa.
A importância das perguntas nos vários momentos do processo da leitura
A capacidade de fazer perguntas, a capacidade reveladora do gosto por aprender parece-nos a base da atitude investigativa que sonhamos ver nos nossos alunos. O crescimento vem não exatamente de saber respostas, mas de saber perguntar
A formulação explícita de questões sobre o texto é uma ajuda no sentido de se trilhar o caminho para se chegar a ser um leitor eficiente.

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